• Matheus Nunes

Email marketing funciona?

Por muito tempo, email marketing foi sinônimo de spam, fraudes e abordagens intrusivas, o que levou muitas pessoas a ignorar ou deletar as mensagens.


Só que a tecnologia e as estratégias avançaram e hoje possibilitam um uso muito mais eficiente dos emails, que podem chegar para as pessoas certas, na hora certa, com a mensagem certa. Basta saber usar.

Mas afinal, o que é email marketing?


Email marketing é a estratégia de envio de emails para uma lista de contatos a fim de estabelecer uma comunicação com cada destinatário e cumprir determinados objetivos de marketing. Geralmente o disparo é realizado por meio de ferramentas de automação.


Por que utilizar email marketing?


Email marketing é o terceiro canal de marketing mais usado pelas empresas. Ter um site é quase unanimidade, e as redes sociais ganharam espaço na última década, mas os emails se mantêm forte nas estratégias.


Existem 4 bilhões de usuários de email atualmente. E esse número ainda deve crescer para 4,5 bi até 2024. Esse número representa mais da metade da população mundial. Impressionante, não é?


Quando uma empresa faz um post em uma rede social, nem todos os seguidores vão receber sua mensagem. Isso ocorre devido a algoritmos que determinam quais publicações são mais relevantes para cada usuário.


Por essa razão, o alcance orgânico de posts em redes sociais não é previsível. Ou seja, você não tem controle de quantas pessoas realmente vão visualizar a sua publicação.


Já no email marketing, você tem previsibilidade. Se você selecionar 100 endereços de email para enviar uma mensagem, todos eles vão recebê-la na caixa de entrada (a não ser que haja algum problema técnico, mas trataremos desse assunto mais adiante).


O email é uma tela em branco — você pode preenchê-la como bem quiser. As mensagens não têm limite de caracteres, podem conter links, imagens e até GIFs e podem ter o layout que você preferir para a sua marca.


Um email pode ser feito com templates e incluir elementos gráficos, ou pode conter apenas texto, como se você estivesse escrevendo mensagens pessoais para todos os seus contatos.


Por meio dele, você pode criar mensagens curtas, incluir diversos links para páginas da web ou contar uma história longa. Portanto, o email pode ser como você desejar!


São várias as vantagens de utilizar email marketing, eu poderia escrever um livro maior que uma enciclopédia aqui.


Então já está na hora de começar a sua estratégia de email marketing! Você já tem as dicas para dar os primeiros passos com sucesso. Planeje as campanhas de olho na persona, execute os envios conforme as boas práticas, avalie os resultados e otimize os emails para melhorar sempre.